terça-feira, 13 de setembro de 2016

Teoria Musical – ATWA, de System of a Down

 nesse post elaborarei uma Teoria Musical da música ATWA, da banda SOAD (System of a Down).
soad
Para iniciar essa Teoria Musical, antes de tudo, vou desmistificar o título da música. A.T.W.A., na verdade, faz referências a elementos da natureza (Air; Trees, Water, Animals). A música toda cita o fato de o mundo estar se transformando por conta de interferências humanas. Porém, ela também pode ser retratada como o fato de o interlocutor da canção estar decepcionado e cansado da sua vida. Antes de tudo, escuta a música:
Escutou? Bom… Acho que agora você ler a análise dos trechos abaixo:
Hey you, see me, pictures crazy,
All the world I’ve seen before me passing by,
I’ve got, nothing, to gain, to lose,
All the world I’ve seen before me passing by.
Ele cita o fato de “o mundo que ele conhecia está passando por ele”, podendo significar que o mundo está mudando. Ele cita o fato de ele que “ele não tem nada a perder, nem a ganhar”. Pode significar que ele teve uma grande decepção em sua vida. O que remete à outra teoria que eu imaginei, que é a qual ele, anteriormente, queria ser notado e, que então, cansado, acabou deixando o mundo passar por ele. Ele se suicidou por conta das decepções da vida.
You don’t care about how I feel,
I don’t feel it anymore
Essa parte pode remeter ao caso de o homem ter conseguido acabar com o mundo e, então, ele não “sinta mais nada”. Ou, na outra teoria, confirma que o garoto se matou pelos outros “não se importarem com o que ele sente”.
Hey you, are me, not so pretty,
All the world I’ve seen before me passing by,
Silent my voice, I’ve got no choice
All the world I’ve seen before me passing by,
Nessa parte, ele fala que “não é tão bonito” e que “se calou, não teve escolha”. Talvez ele tenha se suicidado por conta de um amor não correspondido, também.
I don’t feel it anymore
I don’t see, anymore,
I don’t hear, anymore,
I don’t speak anymore,
I don’t feel.
Ele “não sente mais, não enxerga mais, não escuta mais, não fala mais”; Mais uma vez o que pode confirmar que ele não está mais no plano dos vivos.
I don’t feel it anymore
I don’t sleep, anymore,
I don’t eat, anymore,
I don’t live anymore,
I don’t feel.
E esse é o trecho final da música, que cita novamente a mesma ideia. Talvez, ele não tenha se suicidado, mas não se sinta mais vivo. Um sintoma de depressão por ter um amor não correspondido e/ou por ninguém ligar para ele. A teoria de que essa música possa remeter ao mundo em modificação pelo homem talvez seja pelo seu título, que remete ao planeta. É uma teoria aceitável, mas o foco principal é o interlocutor que “não sente mais nada”

Nenhum comentário:

Postar um comentário